Previsão do tempo

NOTÍCIAS DA SEDEC

Estado reforça planejamento integrado para minimizar impacto nas estradas e rodovias do estado durante o período das chuvas

Representantes da Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP), do Departamento de Recursos Minerais (DRM - RJ) e da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP), se reuniram, nesta quinta-feira (9/7), no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), para alinhar estratégias de atuação conjunta voltadas ao período de chuvas.

LINKS DA SEDEC

ESCOLA DE DEFESA CIVIL - ESDEC

CURSOS

CONFIRA NOSSOS CURSOS (todos os cursos são gratuitos)

SIGTRED

SISTEMA DE CADASTRO E INCRIÇÃO PARA OS CURSOS

Ambiente Virtual EAD

AMBIENTE PARA APRENDIZAGEM EAD/EsDEC

ESTRUTURA DA DEFESA CIVIL

CBMERJ

Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro

ESDEC

Escola de Defesa Civil

DGDEC

Diretoria-Geral de Defesa Civil

CEMADEN RJ

Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais

SUBSEDEC

Subsecretaria de Estado de Defesa Civil

SUOP

Superintendência Operacional

ICTDEC

Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil

CESTGEN

Centro Estadual de Gerenciamento de Emergência Nuclear

CESTGED

Centro Estadual de Gestão de Desastres

CCCEN

Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear

PCAH

Posto Central de Ajuda Humanitária

ASTI

Assessoria de Tecnologia da Informação e Inovação

CEAACRe

Coordenação Especial para Assuntos Ambientais e de Cidades Resilientes

CEPEDEC

Centro de Estudos e Pesquisas em Defesa Civil

CONT

Controladoria da SEDEC

Ouvidoria

Ouvidoria-Geral da SEDEC

CAML

Coordenadoria de Apoio à Medicina Legal

DGAC

Diretoria-Geral de Ações Comunitárias

Perfil do Coronel BM Tarciso Antônio de Salles Junior

O Coronel Tarciso Antônio de Salles Junior assumiu a Secretaria de Estado de Defesa Civil (SEDEC-RJ) e o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) no dia 03 de setembro de 2024.

Ele ingressou no CBMERJ em 1997. Comandou o Quartel da Gávea (antigo 25º GBM), esteve à frente da Diretoria-Geral de Serviços Técnicos, foi Corregedor da corporação e também Diretor de Assistência Social.

Entre outros cargos da gestão pública, Tarciso presidiu a Comissão Disciplinar Permanente da Corregedoria-Geral Unificada (CGU), da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, foi Secretário de Proteção de Defesa Civil de Magé e Corregedor-Geral da Secretaria de Estado de Saúde.

PROGRAMA DE REGISTRO DE OCORRÊNCIAS EM DEFESA CIVIL

PROGRAMA DE REGISTRO DE OCORRÊNCIAS EM DEFESA CIVIL (PRODEC)

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro desenvolveu uma ferramenta capaz de fornecer para os municípios o recurso tecnológico para registrar e padronizar as notificações de ocorrências que não ensejam SE ou ECP, mas que são de extrema importância no planejamento estratégico de ações de prevenção, monitoramento e resposta dos Órgãos de Defesa Civil, gerando uma base de dados histórica de ocorrências em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro.

Esta ferramenta é o PRODEC, um programa hospedado na plataforma web, que será disponibilizado gratuitamente para os municípios, possibilitando o registro de ocorrências online e em tempo real a partir de dispositivos com acesso à internet. O PRODEC irá substituir os atuais formulários de “Boletim de Ocorrência”, os quais apresentam variações de campos e informações, dependendo de cada município, sem um padrão para àquelas consideradas de maior relevância. O formulário de registro de ocorrências do PRODEC terá por padrão as ocorrências de maior prevalência nos municípios, além daquelas que, mesmo não configurando um “Desastre”, são importantes para o planejamento estratégico de ações de Defesa Civil. Além das ocorrências já padronizadas, o programa fornece versatilidade para os órgãos municipais de defesa civil, pois permite a inclusão de novas ocorrências que não estejam comtempladas por padrão.

O PRODEC será disponibilizado no endereço www.prodec.defesacivil.rj.gov.br. Neste endereço estará disponível o formulário para adesão ao Sistema no qual o gestor interessado em participar do Programa, fornecerá algumas informações que serão recebidas pelos administradores do Sistema. Após análise, a solicitação poderá ou não ser aprovada. Se a solicitação for aprovada, o usuário estará apto a fazer o login no Sistema, podendo a partir de então, configurá-lo conforme suas necessidades.

O PRODEC foi projetado para fornecer interfaces de usuários nos três níveis de atuação da defesa civil (Nacional, Estadual e Municipal). No ato da solicitação de cadastro, o interessado seleciona em qual nível ele se enquadra e dependendo dessa escolha, será fornecida uma interface diferente com as ferramentas e funções de interesse para cada nível.

No nível Nacional, a interface oferecerá ferramentas de relatórios e estatísticas com filtros por estado e municípios, conforme suas necessidades. No nível Estadual a interface também dará acesso às ferramentas de estatísticas e relatórios, porém com filtros de municípios restritos a sua respectiva unidade federativa. No nível Municipal a interface terá ferramentas para inclusão do registro de ocorrências, importação de documentos referentes a respectiva ocorrência, download do Boletim de Ocorrência Completo após o preenchimento de todos os formulários complementares da ocorrência.  Ainda estará disponível o formulário de solicitação da cópia autêntica da vistoria técnica, bem como ferramentas para georreferenciamento de ocorrências e para a criação de mapas das ocorrências realizadas em formato “KML” (Google Earth).

 

"A prevenção é a melhor defesa.

Somos todos Defesa Civil!"