REDEC 8 participa do lançamento da pedra fundamental da Barreira SABO em Nova Friburgo

No dia 12 de janeiro de 2026, das 15h às 18h, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil Serrana II – REDEC 8 participou do evento de lançamento da pedra fundamental da Barreira SABO, realizado no Teatro Municipal Laércio Ventura, em Nova Friburgo/RJ.

O evento contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, federais e representantes do Japão, marcando um importante avanço na redução de riscos no município. A Barreira SABO é resultado de uma cooperação internacional entre o Brasil e o Japão, voltada à prevenção de desastres relacionados a movimentos de massa e enxurradas.

A obra tem previsão de início em fevereiro de 2026, com duração estimada de aproximadamente 18 meses, e será construída no bairro de Duas Pedras, nas proximidades do Hospital São Lucas, área severamente afetada pela tragédia de 2011.

O projeto envolve a atuação integrada de diversas instituições, entre elas o Governo Federal, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o Ministério das Cidades, a SEDEC Nacional, a Caixa Econômica Federal, a Coordenação das Periferias, a Secretaria de Estado de Habitação e Interesse Social, a JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e a Secretaria Municipal de Defesa Civil, reforçando o compromisso conjunto com a prevenção, a resiliência e a proteção da população.

 

 

 

 

© 2024 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASTI

DEFESA CIVIL RJ