Órgãos vinculados à SEDEC-RJ coordenaram ações integradas de monitoramento, resposta, apoio técnico e levantamento de dados em diferentes municípios fluminenses
Na manhã desta segunda-feira (28.07), foi feita, de forma on-line, uma reunião entre os representantes da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) para avaliar o trabalho da última semana em relação às chuvas. O Sistema Estadual de Defesa Civil RJ esteve mobilizado, na noite de sexta-feira (25.07) e ao longo do fim de semana, em razão das chuvas intensas que atingiram diversas regiões do estado. A ação envolveu diferentes órgãos da estrutura SEDEC-RJ, com foco na antecipação de riscos, resposta emergencial e apoio técnico aos municípios afetados.
Nesse período, foram emitidos alertas preventivos a partir do acompanhamento em tempo real das condições meteorológicas e dos acumulados de chuva. O trabalho de monitoramento geológico e hidrológico permitiu acionar, com antecedência, os protocolos junto às Defesas Civis Municipais, o que reduziu o tempo de resposta e os impactos à população.
Também foi elaborada a comunicação direta com os municípios, reunindo informações sobre ocorrências registradas, necessidades de apoio e ações imediatas. Equipes regionais estiveram de prontidão, garantindo o fluxo ágil de dados e recursos.
Integrantes da SUBSEDEC (Subsecretaria de Estado de Defesa Civil), da DGDEC (Diretoria-Geral de Defesa Civil), da SUOP (Superintendência Operacional), do CEMADEN-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), do CESTGED (Centro Estadual de Gestão de Desastres) e do ICTDEC (Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil) estiveram presentes na reunião.
A atuação integrada do sistema estadual de Defesa Civil confirma a importância da preparação contínua, da ciência aplicada à gestão de riscos e da articulação com os municípios fluminenses.

