Sedec-RJ se reúne com representantes do Grupo de Ações Coordenadas

Encontro tem como objetivo reforçar a integração entre os órgãos para aprimorar o enfrentamento a desastres naturais

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) realizou, no dia 25 de outubro, uma reunião de alinhamento com representantes do Grupo de Ações Coordenadas (Grac). O encontro teve como objetivo dar continuidade ao planejamento e à organização de estratégias para enfrentamento a possíveis desastres naturais no verão, estação marcada pelo alto índice de precipitações pluviométricas.

- O Grupo de Ações Coordenadas (Grac) é uma das ferramentas mais importantes nas ações de Defesa Civil. O objetivo dessa agenda é reforçar a responsabilidade inerente a cada órgão e instituição. Devemos estar preparados e integrados no caso de eventos de grande magnitude decorrentes das chuvas da estação - afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey.

A reunião contou com as presenças de representantes das secretarias de estado de Defesa Civil/Corpo de Bombeiros; Saúde; Educação; Segurança; Transportes; Ambiente; Obras; Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social; Casa Civil; Governo; Administração Penitenciária e Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Também participaram membros da Polícia Militar; da Polícia Civil; da Cedae, do Departamento de Recursos Minerais (DRM); da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop); do Ministério Público; da Polícia Rodoviária Federal; do Comando Militar do Leste; do III Comando Aéreo Regional; Comando do 1º Distrito Naval; da Cruz Vermelha; do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

- Os treinamentos que promovemos têm o objetivo de aperfeiçoar os procedimentos de cada entidade. Essa integração é fundamental para o fortalecimento do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, objetivando a salvaguarda da população - concluiu o subsecretário de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess.