Escola de Defesa Civil vai adotar o ensino a distância

Experiência terá início este ano com Curso Básico de Proteção e Defesa Civil

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) vai implementar, ainda este ano, o ensino a distância nos cursos da Escola de Defesa Civil (Esdec). A primeira experiência com esta modalidade de ensino acontecerá no Curso Básico de Proteção e Defesa Civil.

Segundo o diretor da Esdec, tenente-coronel Marcio Romano, essa sempre foi uma solicitação das Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (Redecs) - que tinham dificuldades de enviar agentes para a capacitação presencial na instituição.

- É a oportunidade de testarmos uma nova forma de ensino e aprendizagem. Hoje, a tecnologia permite que professor e aluno estejam em ambientes físicos diferentes. Nosso objetivo é continuar ensinando, com a mesma excelência e eficiência, as informações necessárias para ajudar na formação e capacitação dos profissionais que atuam na redução de riscos de desastres - afirmou o oficial.

As aulas vão compreender noções de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em caso de desastres. A reunião que tratou do assunto reuniu representantes da Superintendência Operacional (Suop), da Diretoria Geral de Ensino e Instrução (DGEI/CBMERJ) e da Escola de Defesa Civil.

- A iniciativa é voltada, principalmente, para agentes de Defesa Civil de regiões mais distantes – afirmou o superintendente operacional da Sedec-RJ, coronel Marcelo Hess.