• 193 
  •  
  •  
  •  
  •  

Corpo de Bombeiros RJ realiza ciclo de instruções náuticas

Programa aconteceu em Botafogo e incluiu aulas teóricas e práticas

           

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) promoveu, entre os dias 09 e 13 de abril, no auditório do 1° GMar (Botafogo), um ciclo de instruções náuticas que fazem parte da formação continuada dos militares que operam embarcações de salvamento e combate a incêndio na corporação.

Quarenta e oito (48) oficiais e praças participaram da capacitação, que incluiu aulas teóricas e práticas de navegação, manobras com embarcações, funcionamento de motores, além de uma oficina de gerenciamento de desastres náuticos.

A Capitania dos Portos marcou presença ministrando instruções e aplicando prova para habilitação à condução de embarcações de serviço público em áreas interiores (Baía de Guanabara).

- Este programa foi fundamental para o aprimoramento técnico e habilitação dos militares. É mais uma iniciativa com foco no aprimoramento dos profissionais e do serviço prestado à população fluminense - destacou o comandante do 1° GMar, tenente-coronel André Mathias.

 

 

 

 

Bombeiros da área de Saúde participam de curso sobre contratações públicas

Objetivo é  capacitar os profissionais em gestão de contratos administrativos

Militares da área de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) participaram, no dia 16 de abril, da palestra inaugural do curso Contratações Públicas - Uma Visão Geral. O evento é uma parceria da corporação com a Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG/TCE RJ).

De acordo com o coordenador do Departamento de Planejamento e Logística do CBMERJ, coronel Nucera, o objetivo  é capacitar os profissionais em gestão de contratos administrativos.

- O curso será de grande importância para o trabalho desenvolvido no setor, já que lidamos cotidianamente com a elaboração de termos de referência, adesão a atas, acompanhamento dos contratos, entre outras tarefas – ressaltou o oficial.

- Palestras como a de hoje despertam novas visões e instrumentalizam nossos oficiais para que possam exercer os cargos de confiança com mais segurança e efetividade – acrescentou o diretor da Escola Superior de Comando de Bombeiro Militar (ESCBM), tenente-coronel Alexandre Rocha.

 

Ilha Notícias - Bombeiros e prefeitura agem para reduzir acidentes de trânsito na Ilha

DO Notícias - Corpo de Bombeiros adota práticas sustentáveis

Corpo de Bombeiros RJ realiza avaliação para tratamento de canal no Quartel Central

Pacientes devem comparecer à  Odontoclínica no dia 10 de maio

 

A Odontoclínica do Quartel Central vai realizar, no dia 10 de maio, das 8 às 10h30, avaliação para tratamento de canal. Os interessados devem estar de alta clínica no dia da triagem e apresentar o encaminhamento para a especialidade de qualquer unidade odontológica do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). Será necessária também a apresentação do documento de identidade ou, no caso de dependentes, da carteira emitida pelo Serviço Social da corporação.

A 1ª Odontoclínica fica localizada na Praça da República, 45, no Centro/RJ. Informações adicionais pelos telefones 2333-3098 e 2333-3099.

Corpo de Bombeiros RJ promove instrução no Pico da Tijuca

Recrutas participaram da atividade coordenada pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), realizou, no dia 7 de abril, instrução na trilha do Pico da Tijuca. Participaram da atividade sete alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSD I/2017). A marcha teve como objetivo desenvolver as competências para busca e resgate em terrenos montanhosos e a preparação dos recrutas para o Estágio de Sobrevivência, que acontecerá ainda neste semestre.

 

Durante o treinamento, foi possível fazer o reconhecimento dos acessos ao Pico, identificar os riscos e as características naturais da vegetação existente, além de promover um exercício de resgate e transporte de acidentado.

 

De acordo com o chefe da Divisão de Alunos do CFAP e um dos instrutores da capacitação, capitão Felipe Braga, a ação focou nos atributos de condição, critério e desempenho. Desta forma, os alunos são submetidos às situações adversas e devem cumprir as missões previamente estipuladas, utilizando equipamentos necessários.

 

- O objetivo pleno foi alcançado no momento em que o aluno atingiu o confronto com sua capacidade de autoconhecimento, dominando suas necessidades e apresentando respostas eficientes no campo cognitivo, afetivo e psicomotor - disse o oficial.

 

Corpo de Bombeiros RJ promoveu instrução para as seções de Serviços Técnicos

Padronizar os procedimentos administrativos, de protocolo e de análise de projetos foi o objetivo da capacitação

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio e Janeiro (CBMERJ), por meio da Diretoria Geral de Serviços Técnicos (DGST), realizou, nos dias 11 e 12 de abril, instrução para os oficiais que integram o sistema de segurança contra incêndio e pânico nas unidades da corporação. O objetivo da capacitação foi a padronização dos processos administrativos, de protocolo e de análise de projetos.

 

- Este tipo de treinamento busca a transparência e a coesão dos critérios utilizados pelas seções de Serviços Técnicos. É uma forma de reciclar os militares e padronizar o serviço em todo o Estado – disse o diretor da DGST, coronel Henrique Moraes.

 

Na ocasião, os bombeiros foram divididos em cinco turmas e receberam orientações sobre os procedimentos. As aulas abordaram, ainda, métodos de fiscalização de edificações e legislação. As informações da qualificação serão publicadas em forma de aditamento administrativo no boletim ostensivo (Procedimentos Administrativos das Seções de Serviços Técnicos – Padronização de Protocolo e Análise).

 

O Dia - Corpo de Bombeiros divulga calendário da taxa de incêndio 2018

Corpo de Bombeiros RJ divulga calendário da taxa de incêndio 2018

Vencimentos estão agendados entre os dias 14 e 18 de maio

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) já começou a enviar os boletos da taxa de incêndio 2018. Os vencimentos, referentes ao exercício de 2017, estão agendados entre os dias 14 e 18 de maio. Os contribuintes também podem antecipar o pagamento emitindo o documento no site da corporação. Os valores do tributo variam entre R$ 30,07 (para casas com até 50 metros quadrados de área construída) e R$ 1.804,29 (imóveis não-residenciais com mais de mil metros quadrados).

 

São dois tipos de boletos. Para pessoas cadastradas na base de dados do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom), a cobrança começa com o número 237 e apresenta o CPF ou CNPJ. Para imóveis cujos dados não foram atualizados pelo contribuinte no sistema da corporação, o documento começa com o número 856.  Até o vencimento, o primeiro modelo é pagável em qualquer agência bancária ou casas lotéricas. O segundo, exclusivamente, no Bradesco.

 

Quem não receber ou quiser se antecipar pode consultar o site do Funesbom (http://funesbom.com.br) e imprimir o boleto, desde que tenha em mãos o número de inscrição predial, que consta do carnê do IPTU. Em seguida, basta informar o município. O pagamento da cobrança, neste caso, segue a mesma regra de contribuintes cadastrados.

 

Taxa de Incêndio - A contribuição é uma obrigação tributária, prevista no Código Tributário do Estado do Rio de Janeiro. É exigida às localidades abrangidas pelo sistema de prevenção e extinção de incêndios, tanto naquelas que possuem o serviço instituído pelo Estado, quanto nas cidades vizinhas, desde que as suas sedes sejam distantes até 35 km (trinta e cinco quilômetros) das sedes dos municípios em que o serviço esteja instalado.

 

Os recursos são aplicados no reequipamento operacional, na capacitação e atualização de recursos humanos e na manutenção do Corpo de Bombeiros e dos órgãos da Secretaria de Estado da Defesa Civil, sempre visando à melhoria da prestação de serviços à população.

 

Isenção - Conforme prevê a legislação vigente ficam isentos do pagamento da taxa de incêndio os aposentados, pensionistas e portadores de deficiência física, proprietários ou locatários de apenas um imóvel residencial no Estado do Rio de Janeiro, medindo até 120 (cento e vinte) metros quadrados, e que recebam proventos ou pensão de até cinco (5) salários mínimos, além de igrejas e templos de qualquer culto. A isenção será concedida pelo CBMERJ mediante a apresentação, pelo beneficiário, da prova do atendimento dos requisitos acima estabelecidos.

 

 

 

(*) Casas com área construída até 50m² estão isentas do pagamento da taxa. Em se tratando de apartamentos, deverá ser feito o recolhimento, mesmo que possuam menos de 50m² de área construída.

 

​Foto de capa: Marcelo Horn​

Corpo de Bombeiros RJ dá início ao Curso Especial de Formação de Cabos 2018

Vinte e um militares participam da primeira turma deste ano. Atividades estão previstas para terminar em junho

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), deu início, no dia 03 de abril, ao Curso Especial de Formação de Cabos (CEFC I/2018). Com término previsto para o mês de junho, 21 militares estão participando da capacitação em Guadalupe.   

 

Durante as atividades presenciais, que acontecem duas vezes por semana, são ministradas instruções de salvamento, combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e ordem unida, além da prática de treinamento físico-militar. Outras instruções são dadas à distância, por meio de plataforma virtual (EAD).

 

- Os alunos encontram diversos cenários de rotina, principalmente àqueles em situações adversas. Desta forma, trabalhamos não apenas a atividade fim, mas também o controle emocional e o tempo-resposta para as ocorrências, por exemplo. O objetivo é preparar o militar para exercer a função, reavivar os pilares da hierarquia e da disciplina e despertar o orgulho do cumprimento da missão – disse o comandante do CFAP, coronel Velloso.

 

Página 1 de 104