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Recomendação para a prática de atividade física - 1ª Parte Imprimir E-mail
Qui, 19 de Maio de 2005 18:49

          A indiscutível evidência científica a respeito da importância da prática de uma atividade física regular para o bem-estar total de saúde e para o melhora do desempenho profissional, fez com que o Centro de Educação Física e Desportos (CEFiD), como órgão responsável pela Educação Física da Corporação, incentive cada vez mais os Bombeiros-Militares (oficiais e praças) a se tornarem mais ativos e por muito mais tempo; conseqüentemente tornou-se necessário informar aos nossos militares os diversos benefícios de uma prática regular de atividade física.

          O CEFiD consciente desta enorme responsabilidade lançou o projeto denominado “Recomendações para prática de atividade física”. Essas recomendações abordarão temas ligados a Educação Física e serão publicadas no Boletim e no site da SEDEC/CBMERJ, sendo que a Recomendação nº1, já foi publicado no Boletim Ostensivo nº063, de 18 ABR 05.

 

 

O intuito deste projeto é informar a todos os militares da Corporação, o que os diversos órgãos internacionais e nacionais ligados à área de saúde e de condicionamento físico já comprovaram cientificamente, que a prática de atividade física regular melhora a qualidade de vida e o desempenho profissional.

 

Outra informação de extrema relevância é que a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) escolheu o ano de 2005 como o “Ano internacional do Esporte e da Educação Física”, caracterizando ainda mais a sua importância para a população.

 

RECOMENDAÇÃO Nº 1 - Os benefícios da prática de uma atividade física regular:

 

“A melhor razão para começar um programa de exercícios é desejar melhorar sua saúde e seu condicionamento físico”. (ACSM, 1998).

Diversas pesquisas demonstraram que o desenvolvimento da atividade e do condicionamento físicos, mesmo que com intensidades moderadas, aumenta a longevidade e a produtividade.

 

A importância da atividade física na manutenção da saúde e das funções orgânicas foi reconhecida pelos mais importantes grupos médicos e científicos ligados à saúde pública,como o American College of Sports Medicine (ACSM), American Heart Association (AHA), entre outros.

 

Benefícios de uma atividade física regular:

- Diminuição do peso e gordura corporais;

- Diminuição da pressão arterial (em indivíduos que a têm ligeiramente elevada);

- Diminuição dos níveis de triglicerídeos sanguíneos e de lipoproteínas de baixa densidade (LDL – “mau”colesterol);

- Aumento da tolerância à glicose (previne e controla o diabetes);

- Aumenta a densidade óssea (previne a osteoporose);

- Produz um bem-estar psicológico (melhora a auto-estima, diminui a depressão e ansiedade);

- Melhora do condicionamento físico (capacidade aeróbia, capacidade muscular, flexibilidade e composição corporal).

 

ABAIXO APRESENTAMOS LINKS PARA A CONTINUIDADE DESTA SÉRIE. CLIQUE NOS MESMOS PARA ACESSAR SEU CONTEÚDO:

2ª Parte - Recomendação para a prática de atividade física: alguns aspectos importantes para evitar possíveis complicações (eventos cardiovasculares, lesões musculares e ósseas, entre outras) durante a Instrução de Manutenção de Capacitação Física aplicada aos militares.

3ª Parte - Recomendação para a prática de atividade física: Princípios gerais de prescrição de exercícios físico.

4ª Parte - Recomendação para a prática de atividade física: Aptidão física e seus componentes.

5ª Parte - Recomendação para a prática de atividade física: Prescrição de exercícios para o condicionamento cárdiorrespiratório

6ª Parte - Recomendação para a prática de atividade física: Aptidão Muscular.

 

Obs.: Os Índices de recomendações para a prática de atividade física acima citados já foram publicados no Boletim da SEDEC/CBMERJ, conforme o quadro abaixo: