Governo do Estado
Galeria dos Ex-Comandantes
Telefones de Emergência
Estatísticas Fotos Sites de Corporação
Fale Conosco
Governador do Rio recebeu homenagens do Subsecretário de Defesa Civil Imprimir E-mail
Ter, 11 de Dezembro de 2007 11:58
O Governador do Rio, Sérgio Cabral Filho presidiu a Cerimônia Comemorativa do Dia do Patrono do Corpo de Bombeiros - D.Pedro II e participou da entrega das espadas aos 48 formandos da Turma do Curso de Formação de Oficiais e da outorga das Medalhas Avante Bombeiros, Manoel Tenreiro, Moraes Antas e General Lírio.

A solenidade foi realizada no dia 4 de dezembro, no pátio do Quartel Central, na Praça da República, 45, Centro.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes; do Secretário de Estado de Segurança Pública, José Mariano Beltrame; do Comandante-Geral da Polícia Militar do Rio, Coronel PM Ubiratan de Oliveira Ângelo, entre outras autoridades civis e militares. Na oportunidade, o Subsecretário de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Pedro Marco Cruz Machado, homenageou o Governador Sérgio Cabral, em reconhecimento aos investimentos feitos pelo Governo do Estado em prol do desenvolvimento da Corporação. O Governador ganhou um brinde institucional e agradeceu o ato manifestando seu apreço à corporação.

- Quero aqui, em poucas palavras, manifestar a minha satisfação de estar trabalhando diuturnamente com esta instituição sesquicentenária, eficiente, destemida e abnegada. Pela confiança que deposito na instituição, cada vez mais tenho buscado a colaboração e colocado o Corpo de Bombeiros, com capilaridade, dentro da estrutura pública do Estado - observou o Governador Sérgio Cabral.

Para o Governador, o Corpo de Bombeiros é uma instituição exigente, que não tolera o erro e a falta de apreço com a coisa pública.

- Tenham certeza que, dentro de minhas limitações orçamentárias, o Corpo de Bombeiros, do ponto de vista material e pessoal é uma prioridade de nossa gestão - afirmou Sérgio Cabral.

A cerimônia começou com a promoção do primeiro colocado do curso, Júlio Gonçalves Vimercate Ferreira Pinto, ao posto de 2º Tenente Bombeiro Militar, com a declaração dos demais formandos a Aspirantes-a-Oficial BM e com entrega das espadas a todos os formandos. O 2º Ten. Vimercate recebeu a espada das mãos do Governador Sérgio Cabral; o Secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes fez a entrega da espada a segunda colocada, Aspirante a Oficial BM Mirela Carneiro dos Santos Reis e o Comandante-Geral, Cel. Pedro Marco, fez ao terceiro da turma, Welington de Oliveira Araújo. Os 48 formandos, sendo 11 mulheres, passaram três anos na Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, em Guadalupe, Zona Oeste do Rio, destes, um tornou-se Oficial BM e os 47 são aspirantes a oficiais da corporação, considerada pela população fluminense a instituição de maior credibilidade e excelência nos serviços prestados à população.

Dando continuidade ao evento, o Tenente-Coronel BM Gilberto de Andrade Mendes, Comandante da Academia de Bombeiros Militar D. Pedro II, por ocasião da passagem do aniversário natalício de D. Pedro II, no dia 2 de dezembro, colocou uma corbelha de flores junto ao busto do Imperador, que em 1856 criou o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte, posteriormente, tornou-se o Corpo de Bombeiros do Estado Rio de Janeiro, o primeiro do país.

Ainda durante a cerimônia, foi realizado o ato solene de entrega das Medalhas Avante Bombeiros às 40 autoridades civis e militares, entre elas, o Secretário Municipal de Saúde do Rio, Jacob Klingerman; o Chefe de Polícia Civil, Gilberto Ribeiro; Comandante da AMAN e General de Brigada, Gerson Menandro. O Capitão BM Fábio Andrade e a 1ª Tenente BM Euler Lucena foram agraciados com a Medalha Manoel Tenreiro, a comenda tem por objetivo premiar Bombeiros Militares que tenham sido responsáveis ou participantes na elaboração de trabalhos literários, de cunho técnico-profissional e que sejam reconhecidos como de real valor ao sistema de ensino da corporação e ao desenvolvimento profissional.

Para encerrar a cerimônia de formatura, os formandos realizaram juramento à Bandeira Nacional e desfilaram em continência ao Governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral Filho.

Confira algumas fotos do evento

Governador

Governador exibiu brinde institucional que recebeu das mãos do Cel. Pedro Marco

GOVERNO_CEl_ECAD_COMPOE_GUAR_HORNA_trat.jpg

Governador Sérgio Cabral, Coronel Pedro Marco e cadetes que compõe a Guarda de Horna

SERGIO_CORTES_E_CADETES1.jpg

Secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, condecora o Ten Cel Gustavo 

CADETES_EM_CONTINENCIA1.jpg

Os formandos realizaram juramento à Bandeira Nacional e desfilaram em continência ao Governador

desfile1.jpg

Início do Desfile dos formandos

Desfile.jpg

Continuação do desfile

Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação Social (ACS)