Webinário: Desafios e Avanços na Segurança de Barragens

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ), representada pelo tenente-coronel Werner, diretor do Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil (ICTDEC), participou, no dia 21 de outubro, do webinário “Desafios e Avanços na Segurança de Barragens”, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O evento teve como público alvo profissionais e estudantes do Sistema Confea/Crea, com atribuições na área, e demais interessados no tema, e contou com a participação de representantes da Sedec-RJ, do Inea, Crea-RJ e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Ambev S.A. (Filial Cachoeiras de Macacu).

O diretor do ICTDEC destacou ações relevantes desenvolvidas pela Defesa Civil Estadual, nos últimos anos, visando à evolução da segurança de barragens no Estado do Rio de Janeiro, com menção especial para as reuniões técnicas realizadas entre Sedec-RJ, Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (Seas), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Departamento de Recursos Minerais do Estado (DRM-RJ) e Inea.

- Os avanços na área se deram pelo direcionamento e dedicação ao tema dos atores envolvidos, principalmente após os acidentes em Mariana e Brumadinho (MG), e podem ser percebidos nos órgãos fiscalizadores, empreendedores, Ministério Público, defesas civis municipais e estadual - afirmou o tenente-coronel Werner.

O diretor do ICTDEC destacou, também, importantes mudanças advindas com a Lei 14.066/2020, que alterou a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), Lei 12.334/10. O coronel Werner enfatizou o papel fundamental dos empreendedores de barragens na construção do Plano de Ação de Emergência (PAE), com participação também da população potencialmente afetada, por conhecerem o risco gerado por seus empreendimentos. Ressaltou, ainda, a importância da integração entre empreendedores e as defesas civis dos municípios, responsáveis por alinhar seus Planos de Contingências às ações previstas no PAE; da presença efetiva dos fiscalizadores em suas ações, e do apoio da Defesa Civil Estadual.

O evento contou ainda com a participação dos presidentes do Crea-RJ, Luiz Antonio Consenza, e do Inea, Philipe Campello. E teve como palestrantes: Fernanda Spitz Dias, chefe do Serviço de Risco de Inundações e Segurança de Barragens do Inea; Rodrigo Cesar Neves Mendonça, superintendente de fiscalização do Serviço de Geração da Aneel; Miguel Borduque, especialista em meio ambiente da Ambev S.A.; Francis Bogossian, engenheiro mecânico e gerente de fiscalização do Crea-RJ.

O evento completo, com todas as apresentações, pode ser acessado Clicando aqui

© 2020 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO