Previous Next

Sedec-RJ recebe comitiva do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) recebeu, no dia 19 de outubro, a visita de uma comitiva de oficiais da Marinha, integrantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR). Na ocasião, foram tratadas questões relacionadas ao Sistema  de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (Sipron). O encontro teve o objetivo de nivelar informações e conhecimentos, tendo em vista a aproximação do exercício de Emergência e Segurança Física Nuclear, em Angra dos Reis, no dia 21 deste mês.

 

O grupo, capitaneado pelo secretário de Coordenação de Sistema do GSI/PR, contra-almirante Antônio Capistrano Freitas Filho, foi recebido pelo subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Marcio Romano. Houve, ainda, palestras sobre o Sipron e tratativas para o simulado. Oficiais de diversos órgãos da estrutura da Sedec-RJ participaram do encontro.

 

O simulado de Emergência e Segurança Física Nuclear conta com a participação da Sedec-RJ e visa a avaliar a eficácia da estrutura de resposta e os procedimentos do Plano de Emergência Externo (PEE/RJ) da Central Nuclear. Durante a atividade, serão ativados os Centros de Emergência, como Centro de Coordenação e Controle da Emergência Nuclear (CCCEN), Centro Estadual de Gerenciamento da Emergência Nuclear (CESTGEN) e Centro Nacional de Gerenciamento da Emergência Nuclear (CNAGEN). 

 

 

Edição: Equipe ACS  

© 2020 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO