Dia Nacional do Voluntariado: Sedec-RJ conta com o apoio de uma das maiores comunidades de voluntários do país

Rede Salvar tem aproximadamente 25 mil integrantes

Em 28 de agosto, dia em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) tem uma marca a destacar sobre a Rede Salvar, aliada nas atividades da pasta e uma das maiores comunidades desta modalidade no país. O grupo conta com aproximadamente 25 mil voluntários de diversas agências e instituições parceiras, que estão presentes em diversos municípios fluminenses. Todas as entidades (Escoteiros do Brasil, LBV, Cruz Vermelha Brasileira, Processo APPEL-CE, ADRA - Igreja Adventista, Uniforça - Igreja Universal, jipeiros e montanhistas) integram o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil, de acordo com o Decreto 46.935, de 12 de fevereiro de 2020.

A Escola de Defesa Civil (Esdec) realiza periodicamente capacitações para estes agentes. Eles atuam como multiplicadores de doutrina e conhecimento para difundir ainda mais os conceitos de Proteção e Defesa Civil e, principalmente, reforçar a cultura de redução de risco de desastres.

- Hoje o dia é dedicado àqueles que cedem as suas habilidades, o seu conhecimento e o seu tempo em prol de todos os que necessitam de ajuda, sem esperar ou receber qualquer benefício em retorno, exceto pela satisfação de apoiar e amparar ao próximo.  Juntos a estes voluntários estamos trabalhando diuturnamente  para difundirmos ainda mais os conceitos de Proteção e Defesa Civil e, principalmente, reforçando a cultura de Redução de Risco de Desastres – ressaltou o subsecretário de Estado de Defesa Civil, coronel Marcelo Hess.

Data instituída – Por meio da sanção da Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, o então presidente da República José Sarney instituiu o Dia Nacional do Voluntariado. A data faz uma homenagem a valorosos homens e mulheres que, de alguma forma, trabalham anonimamente pelas pessoas que são impactadas por diversos desastres, recebendo a devida assistência humanitária.