Defesa Civil Estadual divulga balanço de entrega de materiais de assistência humanitária

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Os agentes da Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) realizaram, até a manhã desta segunda-feira (03.02), a entrega de mais de oito mil itens para doação às vítimas das chuvas que atingiram a região Norte e Noroeste do Estado. Sem contar os mais de 133 mil litros de água. São colchões, kits dormitórios, cestas básicas, roupas diversas, kits de higiene e de limpeza. O trabalho teve início na semana passada.  

Resposta ao desastre

A atuação da Sedec-RJ inclui consultoria técnica, orientação de preenchimento de documentação para decretação de situação de emergência e coordenação em eventos de repercussão intermunicipal.  

Natividade, Porciúncula, Laje do Muriaé, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana e São Francisco do Itabapoana decretaram situação de emergência. A ação permite que o poder público faça aquisições, compras e contratações emergenciais que agilizam o atendimento à população em suas necessidades. 

É importante ressaltar que à Sedec-RJ cabem ações de apoio aos municípios em ocorrências que extrapolam a capacidade de resposta dos mesmos. 

Os agentes seguem atuando in loco na gestão de desastres na Região Norte e Noroeste, com apoio de viaturas recém adquiridas com recursos da Taxa de Incêndio. A Marinha também disponibilizou aeronave, embarcações, retroescavadeira e veículos para apoio na distribuição de água, por exemplo. A Rede Salvar também se voluntariou para a missão. órgãos como Cruz Vermelha, Igreja Universal e LBV forneceram donativos e água e realizaram a distribuição dos mesmos. 

Para o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), coronel Roberto Robadey Jr., o apoio de todos os envolvidos foi fundamental para que a situação de emergência decretada pelos municípios fosse amenizada.

- O Governo do Estado do Rio de Janeiro agradece ao Ministério da Defesa e ao Ministério do Desenvolvimento Regional que, por meio da Marinha do Brasil e da Secretaria Nacional de Defesa Civil, respectivamente, disponibilizaram  o apoio às ações de resposta aos efeitos adversos causados pelas fortes chuvas que assolaram  municípios da Região Norte/Noroeste fluminense.  Os militares nos auxiliaram na logística de distribuição de donativos e água por meio terrestre e com o uso de barcos e aeronaves. Ressalto, ainda, a participação do corpo de engenharia do Exército Brasileiro em apoio à Defesa Civil do município de Campos dos Goytacazes, que teve um dique rompido no distrito de Três Vendas - disse o secretário.

O CBMERJ auxilia as ações da Sedec-RJ com cerca de 100 bombeiros militares, viaturas, embarcações, helicópteros, entre outros equipamentos. 

A Defesa Civil Estadual, por meio do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), segue monitorando as condições meteorológicas e os índices pluviométricos da região.

Números de desalojados e desabrigados são contabilizados e gerenciados pelas prefeituras. Foram registrados dois óbitos. Um em Porciúncula e outro em Itaperuna.

 

© 2018 Defesa Civil - Rio de Janeiro. ASSINFO