Defesa Civil do Estado e Instituto Militar de Engenharia programam trabalhos integrados

Nesta quarta-feira (15.09) o Instituto Científico e Tecnológico de Defesa Civil – ICTDEC reuniu-se com alunos de Mestrado do Instituto Militar de Engenharia - IME para compartilhamento de informações e previsão de parceria por meio de trabalhos integrados.

Sedec-RJ participa de reunião de planejamento para emergências nucleares

Encontro ajustou o planejamento para o simulado de segurança anual que acontece em outubro. A 6ª reunião de 2021 do Comitê de Planejamento de Resposta a Situação de Emergência Nuclear (COPREN/AR), realizada na sede da Secretaria Executiva de Defesa Civil Municipal de Angra dos Reis, reuniu, durante três dias no início deste mês, representantes do setor para discutir sobre o planejamento para o exercício parcial de segurança física e emergência nuclear de 2021. Foram abordados, entre outros temas, o emprego das agências e forças singulares, o trabalho sobre o manual de Comunicação Social da Emergência Nuclear na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) sobre preparação e resposta para acidentes deste tipo.

Sedec-RJ participa de visita técnica à Unidade em Descomissionamento de Caldas (UDC) das Indústrias Nucleares do Brasil (INB)

Nos dias 18 e 19 de agosto, foi realizado o Exercício Parcial de Emergência e Segurança Física Nuclear da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Resende. A atividade serve como base para um programa de melhoria contínua da estrutura de resposta e têm o propósito de avaliar e aperfeiçoar planos e procedimentos, além de treinar a estrutura de resposta à emergência e segurança física nuclear.

Escola de Defesa Civil inicia Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários

A primeira do edição em EAD do Curso de Gerenciamento de Abrigos Temporários (CGAT), promovido pela Escola de Defesa Civil (Esdec), teve início no dia 14 de setembro. O programa acontece de forma síncrona e assíncrona em plataforma de aprendizagem e on-line, por meio da plataforma Zoom. Terá duração de seis semanas.

VÍDEOS DA SEDEC

Perfil do Coronel BM Leandro Monteiro

O coronel Leandro Sampaio Monteiro é secretário de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) desde 29 de setembro de 2020. Nomeado para o cargo aos 41 anos de idade, atualmente é o comandante-geral mais jovem do Brasil.

ESTRUTURA DA DEFESA CIVIL

CBMERJ